Muito se tem falado, elogiado e criticado os serviços na Bahia sob a responsabilidade da EMBASA, uma estatal que brilha com intensidade na mídia. Na mídia, entendam.
Entretanto, quando se trata de seriedade no desempenho da sua atividade, a campeã das nossas autarquias sempre apresenta falhas, que sempre a desqualificam das demais.
Estamos atravessando o chamado período chuvoso. Isto nos leva a crer, que deveríamos ser melhor servidos pelo precioso líquido. Qual nada, contrariando o óbvio, há anos que em épocas chuvosas a nossa Embasa apresenta as costumeiras irregularidades.
Reclamar não é possível, os canais para tal, como que por encanto, ficam desativados ou escassos nessas ocasiões. Nos locais onde os clientes são mais abastados, os problemas são infinitamente menores.
Dá pena quando transitamos por bairros com moradores pobres, ao vermos donas de casa e até crianças carregando água para suas necessidades de casa, uma tarefa de responsabilidade da autarquia, que para isso recebe tarifas generosas.
O que nos entristece é não termos um órgão que puna tais anomalias, porém determinando que, quando não cumprirem tais encargos, devolva os valores atinentes aos fieis consumidores. Se isto for posto em prática, duvidamos que desvios de conduta como esse voltassem a ocorrer.