Recentemente o governador baiano Rui Costa (PT), esteve em Barreiras, ocasião em que inaugurou uma nova unidade de saúde no Hospital do Oeste, a UNACON, um sonho antigo das pessoas que se submetem a tratamento de câncer.
Como sempre ocorre, uma obra tão ansiada desperta a atenção de um grande público. Foi o que ocorreu, quando recebemos caravanas de todo oeste baiano, para prestigiar a entrega de tão importante equipamento hospitalar.
A obra, cantada em verso e prosa pelo governador, custou 32 milhões (segundo o próprio) aos cofres públicos. Porém, segundo esclarecedor discurso proferido na reunião de ontem da Câmara Municipal de Barreiras pelo edil Rider Castro, tão cedo a população oestina não será beneficiada pela UNACON.
Disse Rider que a Secretaria de Saúde da Bahia está encontrando séria dificuldade para contratar profissionais para funcionamento da recém inaugurada unidade de saúde, desfazendo, pelo menos momentaneamente, o sonho dos que têm necessidade, principalmente na Oncologia.
Segundo Rider, a UNACON terá outras especialidades, como UROLOGIA,QUIMIOTERAPIA, MASTOLOGIA E RADIOTERAPIA, que também dependerão de profissionais com capacidade para acioná-las.
Em resumo, a UNACON, ao invés de não ser inicialmente capacitada a funcionar, causou-nos uma tremenda frustração, pois seus idealizadores tiveram muito tempo para contratar os profissionais aptos a funcioná-la, mas outros sonhos, noutros municípios, e principalmente os envolvimentos políticos, embalaram esta nossa “conquista”. Nosso sonho, então, é forçosamente adiado.
É bom afirmar-se, pra finalizar, que muitos políticos “se diziam” pai da obra e, até, se vangloriavam de divulgar a festiva inauguração.