Para membros da Esplanada, ministro vem mudando de comportamento visando vaga no Supremo
Flávio Dino Foto: EFE/ André Coelho
Desde o início do governo Lula (PT), um dos ministros que mais chamava atenção da imprensa e vinha no centro dos holofotes era Flávio Dino, chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública. Recentemente, contudo, Dino vem adotando um comportamento oposto, pois tem optado por ser mais discreto e diminuído o ritmo de entrevistas.
Segundo informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, seus colegas na Esplanada dos Ministérios acreditam que trata-se de um movimento calculado. O objetivo seria evitar muitas polêmicas a fim de ser visto como um bom nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem direito a mais uma indicação, dessa vez para ocupar o posto que ficará vago com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em outubro deste ano. De acordo com Amado, Dino é um dos nomes mais estimados por Lula para a escolha.
Recentemente, o petista indicou o advogado que o defendeu nos processos da Lava Jato, Cristiano Zanin, para a Suprema Corte. Zanin assume, no dia 3 de agosto, o lugar que pertencia ao ministro aposentado Ricardo Lewandowski.
PLENO.NEWS