Até agora, 43 cidades do estado de São Paulo já anunciaram o cancelamento do Carnaval de 2022, devido à pandemia do coronavírus. Em cinco delas, será o segundo ano consecutivo que o evento não será comemorado. No entanto, na capital, a folia será mantida.
Apesar da vacinação avançando e da queda tanto da taxa de casos de Covid quanto da taxa de ocupações hospitalares devido à doença, alguns gestores municipais preferiram cancelar o evento para não correrem riscos de provocar um aumento de contaminação.
Nesta terça-feira (23), a média móvel diária é de 72 mortes no estado de São Paulo. O número é 15% maior do que o de duas semanas atrás, o que indica, segundo especialistas, uma tendência de estabilidade. Por outro lado, com um valor 33% maior do que o registrado há duas semanas, a média diária de casos é de 1.400 e indica tendência de alta.
Há também municípios que dizem não possuir verba para a festa, como Sorocoba, onde a prefeitura avisou as escolas de samba que não irá disponibilizar dinheiro público para o evento. Neste caso, porém, as escolas estão se organizando de forma independente para o evento. O exemplo de Sorocaba foi seguido por cidades como Taubaté. Mas também há municípios, como Jundiaí, que proibiram qualquer tipo de festa no período.
Apesar da cautela dos municípios, a prefeitura da capital está mantendo o calendário do evento e já recebeu 867 inscrições para desfiles em blocos de rua. Além disso, a expectativa é de que o Carnaval paulista tenha a participação de 15 milhões de foliões.
Embora a realização da festa esteja condicionada à situação da pandemia nas datas próximas ao feriado, a Prefeitura de São Paulo sinalizou que o Carnaval da cidade ocorrerá sem restrições sanitárias.
O prefeito, Ricardo Nunes, sugeriu a criação de um comitê entre as cidades que sediam os maiores Carnavais do país, como São Paulo, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ideia é tomar decisões de forma conjunta sobre monitorar e formular políticas de saúde que reduzam os riscos da pandemia durante o Carnaval. Até o momento, a proposta foi aceita por São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Confira quais cidades paulistas cancelaram a folia: – Barrinha – Borborema – Botucatu – Cabreúva – Campo Limpo Paulista – Cunha – Dobrada – Dumont – Franca – Guariba – Guatapará – Ibitinga – Itápolis – Itatiba – Itupeva – Jaboticabal – Jarinu – Jundiaí – Lins – Marília – Mogi das Cruzes – Monte Alto – Monteiro Lobato – Natividade da Serra – Paraibuna – Pitangueiras – Poá – Potirendaba – Pradópolis – Roseira – Salesópolis – Santa Ernestina – Santa Isabel – Santo Antônio do Pinhal – São Bento do Sapucaí – São Simão – Sorocaba – Suzano – Taquaritinga – Taubaté – Ubatuba – Várzea Paulista