Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Salvador promove uma nova edição do programa Saúde nos Bairros, com um mutirão gratuito de serviços públicos no estacionamento da loja Ferreira Costa, nos Barris. A ação terá início às 7h e reunirá diversas secretarias municipais em uma iniciativa integrada de saúde, cidadania e bem-estar.
A população terá acesso a atendimentos médicos, realização de exames, orientações sobre o mercado de trabalho, serviços sociais e atividades voltadas à valorização da mulher. Também haverá suporte para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e ações de promoção à saúde e qualidade de vida.
Segundo o subprefeito da região do Centro, Alan Muniz, a proposta é facilitar o acesso aos serviços essenciais. “Será um mutirão de serviços públicos em um ponto estratégico. Vamos alcançar moradores do Centro e bairros vizinhos, promovendo saúde, empregabilidade e bem-estar”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará consultas e exames, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) disponibilizará vagas de trabalho, cursos de capacitação, elaboração de currículos e apoio a microempreendedores.
A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) atuará com atendimento e orientações sobre o CadÚnico. Já o Distrito Sanitário do Centro Histórico oferecerá serviços de odontologia e palestras educativas.
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) participará com rodas de conversa sobre violência contra a mulher e uma feira de artesanato da Expo Mulher, com empreendedoras locais. A programação inclui ainda um aulão de ginástica com o professor Thiago Libório.
Documentos necessários:
Para atendimento de saúde, é necessário apresentar Cartão SUS, RG e a guia dos exames. Caso o paciente não possua requisição médica, passará por consulta clínica no local.
Para se candidatar a vagas de emprego, é preciso levar carteira de trabalho, currículo, documento de identidade e comprovante de residência.
A TARDE