De acordo com um levantamento realizado pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central do Brasil (BC), o real brasileiro está entre as dez moedas que mais perderam valor em relação ao dólar neste ano.
O real subiu duas posições em um ranking que avalia 118 países e agora ocupa a 7ª colocação entre as moedas mais desvalorizadas. Até o fechamento dos mercados nesta terça-feira (11), a moeda brasileira acumulou uma queda de 9,5%.
No mesmo dia, o dólar comercial atingiu R$ 5,36, alcançando o maior valor desde novembro de 2022. Vale ressaltar que, para elaborar o ranking, a Austin Rating considerou as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC. Nessa modalidade, o dólar encerrou a terça-feira cotado a R$ 5,35.
Outras moedas que também enfrentaram desvalorização significativa em relação ao dólar em 2024 incluem a nigeriana (com perdas de 42,8%), as do Egito e do Sudão do Sul (com quedas de 35% e 29,9%, respectivamente). Por outro lado, a moeda do Quênia se valorizou em 21,2% no ano, seguida pelas moedas do Sri Lanka e da Armênia, que avançaram 6,8% e 4,3%, respectivamente.