DEPUTADO TITO ANUNCIA DECISÃO DO ICMBio PELA REVOGAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE CRISTÓPOLIS

Ações do Deputado Tito

AÇÕES DO DEPUTADO TITO

DEPUTADO TITO ANUNCIA DECISÃO DO ICMBio PELA REVOGAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE CRISTÓPOLIS

 

Após dois longos anos de dedicação e trabalho, impulsionando os trâmites legais junto ao ICMBio em Brasília, para garantir aos agricultores do Oeste da Bahia a devida segurança jurídica para suas atividades, o deputado federal Tito recebeu no último dia 17/09, manifestação positiva por parte do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com decisão opinando pela revogação do Decreto s/nº, de 18 de maio de 2001, que indevidamente criou a Floresta Nacional de Cristópolis, com poligonais sobrepondo o território do município vizinho de Baianópolis, o que por longas duas décadas tem trazido prejuízos irreparáveis para os pequenos, médios e grandes produtores da comunidade atingida.

Essa unidade de conservação foi criada ao acaso, há 20 anos, sem respeitar a legislação e os ritos legais vigentes à época. Agora, com essa decisão, a proposta segue para a análise do Ministro do Meio Ambiente Joaquim Álvaro Pereira Leite, e posteriormente para a Casa Civil, para que o Presidente da República possa assinar e publicar o novo Decreto, o que já representa uma grande vitória para a população de Baianópolis.

Vale lembrar que, desde o início do seu mandato Tito tem trabalhado diuturnamente, sempre contando com o apoio da AIBA e da ABAPA na defesa da revogação por parte do Governo Federal deste ato que tem causado uma série de transtornos para os produtores rurais da comunidade de Cascudeiro em Baianópolis, e que agora veem com esperança, uma solução definitiva para a situação.

“Essa é uma grande conquista para muitos produtores que tiveram injustamente as suas propriedades alcançadas pelas poligonais dessa unidade, criada ilegalmente, e que por mais de 20 anos estão sendo penalizados diretamente nas suas atividades. Hoje podemos dizer que com a recente decisão do ICMBio em Brasília, opinando pela revogação do decreto anterior, essa história vai mudar para melhor. Após a publicação do novo Decreto por parte do Presidente da República, a situação voltará a normalidade, possibilitando a estes produtores voltarem a produzir normalmente, sem quaisquer restrições ora importas. Agradeço ao presidente da Aiba,  Odacil Ranzi e ao presidente da Abapa Luiz Carlos Bergamaschi, pela parceria nessa  defesa que certamente garantirá mais qualidade de vida para a nossa população”, disse o deputado Tito.

Fonte: ASCOM do Deputado Tito.

Deixe uma resposta