Partidos já indicaram os nomes para compor a comissão
Foto mostra bairro afetado pela mina da Braskem em Maceió Foto: EFE/Thiago Sampaio
Na próxima semana, o Senado Federal irá instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, para investigar a empresa responsável por minas de extração de sal-gema que podem desabar em Maceió (AL). Os partidos já indicaram os membros da comissão, articulada por Renan Calheiros (MDB-AL).
A primeira sessão deve ocorrer entre terça (12) e quarta-feira (13), onde serão definidos o presidente e o relator do colegiado. Já os trabalhos da CPI devem se iniciar apenas em 2024, após o recesso parlamentar.
Os membros indicados pelos partidos são:
Renan Calheiros (MDB-AL); Omar Aziz (PSD-AM); Efraim Filho (União Brasil-PB); Rodrigo Cunha (Podemos-AL); Dr. Hiran (PP-RR); Wellington Fagundes (PL-MT); Eduardo Gomes (PL-TO); Jorge Kajuru (PSB-GO); Cid Gomes (PDT-CE).
Já os suplentes indicados são:
Fernando Farias (MDB-AL); Magno Malta (PL-ES); Leila Barros (PDT-DF); Jayme Campos (União Brasil-MT); Cleitinho (Republicanos-MG).
Com 35 minas de exploração de sal-gema, a Braskem causou prejuízos em cinco bairros de Maceió (AL) que passaram a sofrer tremores de terra. Mais de 55 mil famílias perderam seus imóveis e foram obrigadas a deixar a região. Desde 2018, a empresa já foi autuada 20 vezes pelo IMA.