Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un Foto: EFE/EPA/KCNA
A Coreia do Norte decidiu fechar várias de suas embaixadas em diversos países, como Espanha, Angola e Uganda, devido, aparentemente, a problemas financeiros – embora o motivo não tenha sido confirmado pelo país asiático.
De acordo com um funcionário do governo da Coreia do Sul citado, nesta quarta-feira (1º), pela agência de notícias Yonhap, essas medidas “parecem mostrar que não é mais viável para a Coreia do Norte manter missões diplomáticas, já que seus esforços para obter moeda estrangeira estão esbarrando no regime de sanções mais duras que pesam sobre Pyongyang por causa de seus testes de armas”.
O jornal japonês Yomiuri Shimbun informou na semana passada que a Coreia do Norte planeja fechar seu consulado em Hong Kong e mais de uma dezena de outros devido a problemas financeiros.
No caso da representação em Madri, o Partido Comunista dos Povos da Espanha (PCPE), que tem boas relações com a Coreia do Norte, publicou em seu site apenas que a embaixada notificou “a retirada da missão diplomática” no país.