Clientes podem usar caixas eletrônicos ou movimentar conta pela internet e aplicativo
Com a o avanço da variante Ômicron do coronavírus, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda suspenderam ou adiaram os blocos de rua e desfiles de escolas de samba. No entanto, em algumas localidades a data será mantida como feriado ou ponto facultativo de Carnaval, o que pode alterar o funcionamento de alguns serviços. Veja a seguir como ficam alguns serviços:
Bancos
Os bancos não têm expediente durante o feriado, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Com isso, eles estarão fechados nesta terça (1º) e só reabrirão a partir das 12h de quarta-feira (1º), com encerramento das agências em horário normal.
Nos locais onde as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público vai ser antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento. A Febraban orienta os clientes para utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos de bancos, para fazer transferências ou pagamento de contas nesse período.
As contas de consumo como água, energia e telefone e os carnês com vencimento hoje poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2 de março.
INSS
As agências do INSS de todo o país estão fechadas ao público nesta terça-feira (1º). O atendimento ao público será retomado somente na quarta-feira (2), a partir das 14h, para os segurados que já tiverem agendamento marcado.
Quem teve atendimento marcado para a quarta-feira (2) na parte da manhã não precisa comparecer ao INSS. Basta ligar para o telefone 135 e consultar o novo horário de atendimento. O próprio INSS fará a remarcação.
Durante o Carnaval, a central de atendimento 135 funciona em horário normal, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). O cidadão pode ligar para o telefone 135 para fazer agendamentos, tirar dúvidas ou acompanhar pedido de benefício. O Meu INSS, na internet, também segue funcionando normalmente.
Correios
Não há atendimento nas agências nesta terça (1º). O atendimento e as entregas retornam na quarta-feira (2), a partir das 12h. A Central de Atendimento dos Correios também não funciona hoje, retornando na quarta-feira, a partir das 8h.
A consulta de manifestações e rastreamento de objetos, no entanto, pode ser feita pelo app dos Correios ou pelo site da empresa. As unidades de atendimento onde a data tenha sido antecipada funcionam normalmente.