Cientista político defende nova Assembleia Constituinte. Foto: Edilson Rodrigues Agência Senado
Cláudio Humberto
O Brasil vive um impasse político e institucional preocupante, provocado pelos embates entre os Três Poderes, que “está acabando com o nosso País”, na avaliação do cientista político Paulo Kramer, um dos mais respeitados do País. Para ele, a “única saída” para isso seria uma “nova [Assembleia] Constituinte” que modernize e democratize de fato a estrutura do Estado e estabeleça a prioridade de extinguir dois ramos da Justiça, Trabalho e Eleitoral, que, como jabuticabas, quase só existem no Brasil. Custam muito caro e vivem de criar entraves ao progresso.
Cadáveres insepultos
“São dois cadáveres insepultos e malcheirosos da era Vargas”, diz Kramer, quando o trabalhador trocou o cabo da enxada pela indústria.
O ‘coitadismo’ acabou
Já se foi o tempo do operário visto como “pobre coitado hipossuficiente e necessitado de proteção contra a ganância dos patrões”, analisa.
Não há débeis mentais
Hoje, trabalhadores e eleitores têm acesso a informação, “conhecem os seus diretos e não merecem ser tratados como débeis mentais.”
Burocracia ‘orçamentívora’
“Só que os interesses de uma burocracia imensa e “orçamentívora” nos obriga a sustentar esses dois caríssimos anacronismos”, enfatiza.
Cenário atual é animador e pode confirmar saída do Brasil da pandemia. Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Covid: Brasil chega a 75% da população vacinada
O Brasil encerrou o mês de outubro com a impressionante marca de 75% da população (e praticamente 100% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização) vacinada com ao menos uma dose de imunizante contra a covid-19. Aliado a isso, o país atingiu também cerca de 55% da população com esquema vacinal completo, possibilitando a queda contínua nos números de casos e mortes em todo o País.
Sucesso
Ao todo, o PNI tem números espetaculares. São 279 milhões de doses aplicadas em 160 milhões de pessoas desde o início da campanha.
Milhão de média
O Brasil tem 289 dias de campanha, o que equivale à média de mais de 965 mil vacinas aplicadas por dia. A meta é de 300 milhões em 300 dias.
Servindo de exemplo
Ao contrário de outros países, o Brasil segue reduzindo casos e mortes por covid, atualmente. São 11,5 mil casos e 325 mortes, diz o Conass.
Inconfidência
O senador Rodrigo Pacheco (PSD) faz força para virar um “novo JK”, sem nem mesmo gostar de sorrir como ele, mas bolsonaristas em Minas e amigos de Michel Temer só se referem a ele como “Silvério dos Reis”.
Bolsotrump 2022
Ex-presidente do EUA, Donald Trump divulgou nota de apoio à reeleição de Bolsonaro e disse que o Brasil tem “sorte” de ter alguém como ele trabalhando pelo país. “Ele ama e luta bravamente pelo povo brasileiro”.
Besteirol
Projeto de Denis Bezerra (PSB-CE) tenta devassar a vida alheia, com “registro” de obras de arte, joias e até de animais de raça. O deputado parece não saber que bens de valor já são declarados à Receita Federal.
Vacinação avança
O Brasil superou 54% da população imunizada contra covid-19 depois de receberem duas doses ou a vacina de dose única. Outra boa notícia é que já são 11 estados e o DF com mais de 50% de imunizados.
Perseguido por opinião
O Partido da Causa Operária tem sido o lado sensato da esquerda. “No tribunal da esquerda pequeno-burguesa, a opinião é suprimida, caso não esteja de acordo com a cartilha”, disse sobre o caso de Maurício Souza.
Povão de jatinho
Esperam-se 200 voos de jatinhos para Flamengo X Palmeiras, final da Libertadores, no dia 27. O problema é espaço no aeroporto de Montevidéu para tantos jatinhos transportando torcedores do povão.
Falta pouco
A partir desta segunda-feira (1º) faltam exatos 60 dias para o fim do ano. Com a pandemia em baixa e o retorno das atividades em todo o País, já tem integrantes da torcida fúnebre pela Covid com saudades de 2020.
Ninguém foi de traficante
Em Brasília, uma escola convidou todos os alunos a irem fantasiados na sexta para comemorar Dia das Bruxas (Halloween). A surpresa foi um garoto de cerca de 12 anos, que foi fantasiado de agente do Bope.
Pensando bem…
…faltam 60 dias para o fim do ano, apesar de 2022 já ter começado há 18 meses em Brasília.