Rua da Feira, tradicional ponto de alagamento em Barreiras-BA
Neste ano de 2022 as chuvas têm sido generosas para muitos e, da mesma forma, desagradáveis para outros.
Agradáveis, é óbvio, para os que se dedicam a agricultura, que certamente terão safras generosas, em alguns casos propícios à liquidação de passivos negativos noutras jornadas anteriores.
Por outro lado, nas sedes dos municípios, o excesso de chuvas, na maioria das vezes não é benéfico, pois nem todos estão preparados para suportar tanta água.
Se admitirmos que nosso município jamais se preocupou em implantar uma rede para esgotamento de águas pluviais, é perfeitamente normal, crível até, que o leito asfáltico sofra, como ainda está sofrendo, danos irreversíveis, ou seja, há ruas totalmente esburacadas, que só poderão ser recuperadas quando as chuvas cessarem.
Semana passada, por exemplo, quando visitei algumas ruas prejudicadas, vi uma senhora chorando pelo que ocorreu na sua rua, ao dizer que ela (a rua) “estava tão bonitinha e agora não se sabe quando voltará a ser corrigida, é de dá pena” – garantiu.
Ouvi um especialista em asfalto, funcionário do DNIT e este asseverou que nosso asfalto é de qualidade razoável, mas pecou em alguns setores, principalmente na preparação do solo e, também, pela falta de canalização das águas, vez que ela, a água, nunca se deu bem com o ouro negro.
Pelo sim, pelo não, por ser uma obra de custo elevado, a pressa em algumas etapas também influiu na qualidade dos serviços.
Enfim, calculando-se assim por baixo, estima-se que do custo total do asfalto em Barreiras, há de se considerar que pelo menos uns 35% do total esteja comprometido, gerando então um prejuízo que não estava previsto e causando, por isso mesmo, falta de recursos para outros empreendimentos, assim como a saúde, por exemplo.
Aguardaremos, pois, o final deste que está sendo o maior inverno dos últimos anos, para que a Prefeitura recupere nossa malha asfáltica, fato que proporcionou condição de destaque ao alcaide, como uma espécie de “cabo eleitoral” que lhe garantiu a vitória nas urnas.
Itapuan Cunha
Editor
Compartilhe essa matéria:
Relacionado