SEGUNDO TURNO DECIDIRÁ ELEIÇÃO CHILENA, HOJE
Foto: Reprodução / Youtube
O povo chileno escolhe hoje, em segundo turno, o novo presidente do país. A eleição é disputada pelo advogado ultraconservador José Antonio Kast, defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet, e o deputado e ex-dirigente estudantil Gabriel Boric, apoiados pelo Partido Comunista e por uma coalizão de partidos de esquerda.
O nome de quem irá ocupar a sede do palácio La Moneda só será conhecido no final do dia, já que as urnas serão fechadas às 18 horas. Conforme divulgou a Agência Brasil, as pesquisas iniciais conduzidas após o primeiro turno deram a Boric uma vantagem confortável, que recuperou a liderança com a aproximação das eleições, depois que a lacuna diminuiu no meio da semana.
Quem for eleito hoje, só assumirá a presidência do país em março do ano que vem. O ex-deputado por quatro mandatos seguidos, Kast, da Frente Social Cristã, diz que esta é uma eleição entre a “liberdade” e os “comunistas”, em referência ao Partido Comunista que faz parte da coalizão do adversário político.
Já o ex-líder estudantil e deputado, com fama de ter capacidade de diálogo com diferentes setores, Boric, da coalizão Apruebo Dignidad, diz, por sua vez, que esta é uma eleição entre um “pinochetista” conservador e o bem-estar dos chilenos, conforme divulgou o Portal G1.
PORTAL G1
Compartilhe essa matéria:
Relacionado