Nada muito diferente do que acontece por todo o país em ano eleitoral, muito embora Barreiras tenha situações bem peculiares.
Aqui é muito difícil entender como as coisas se modificam de uma hora para outra. Nada porém, que os “analistas de plantão”, não tenham sugerido por antecedência.
Todavia, lá onde a jurupoca pia é que se torna possível compreender o que de fato pode acontecer. Coisas que só nos bastidores da política e no meio dos mais interessados é que as informações se tornam possíveis. Todavia é sempre o público, o último a saber.
Mas, como não poderia também ser diferente, as coisas vão se encaixando e tomando forma. As convenções estão muito próximas e todos os acordos parece que estão muito bem definidos. É praticamente possível saber quem será o vice de cada pré-candidato nessa disputa. Isso parece que não vai mudar.
O que ainda parece não estar definido é de onde virá o apoio para determinados candidatos e suas específicas coligações. Não resta a menor duvida que o governo do Estado tem seu determinado poder, como também o esperado apoio do ex-presidente da República ao declarar quem vai apoiar, será ainda mais determinante.
É muito oportuno lembrar que quem está envolvido nessa campanha, não está para brincadeiras, nem avalia o processo como uma aventura política inconsequente. A disposição para enfrentar, lutar e acreditar que terá sucesso, praticante pertence a todos os pré-candidatos.
Essa realidade não está presa aos resultados das pesquisas que pipocam na mídia todos os dias. Elas até então, não se mostram muito confiáveis, mesmo porque a situação verdadeira pertence apenas aos que as contrataram. O que vai para consumo público, me perdoem, é pura manipulação.
Todos os “conceituados” e afamados institutos de pesquisa agem dessa forma. Por certo não irão admitir, mas dificilmente fizeram diferente.
O alvo é atingir os que não querem perder o voto e sem qualquer contemplação afirmam que votam em quem vai ganhar. As pesquisas indicam isso, porem dificilmente isso corresponde a realidade.
Até então esse é o cenário político de Barreiras, repleto de incertezas e muito propenso a sofrer uma grande reviravolta. Caso ela já não esteja acontecendo.
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação divulgado pelo Blog do Itapuan, facebook, You Tube e zap e por todos os que amam esse Brasil.diáriodo poder