Em 2023, a Comissão de Constituição e Justiça era liderada pelo PT
Deputada Caroline De Toni Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados A deputada federal Carol de Toni (PL-SC) foi indicada por seu partido para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante entre as comissões permanentes, por onde passam quase todos os projetos de leis.
Em 2023, a comissão foi presidida por Rui Falcão (PT-SP) e, por conta de um acordo entre lideranças, a presidência de 2024 ficaria com o Partido Liberal. Pelas regras da Casa de Leis, as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir.
A escolha de Carol de Toni já estava acertada entre os partidos, mas devido a escolha do PL na Comissão de Educação indicando o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), partidos de esquerda passaram a ameaçar não apoiarem a deputada na CCJ.
Pelas redes sociais, a parlamentar chegou a comentar a questão, mas se mostrou confiante de que poderá assumir esta importante comissão. O resultado do primeiro turno das votações será revelado ainda nesta quarta-feira (6).
PLENO.NEWS