Centro de Apoio à Mulher amplia ações no combate à violência doméstica, incluindo o uso do Botão do Pânico
O Centro de Apoio à Mulher (CAM) de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, divulgou dados sobre as ações realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. No total, foram registrados 540 atendimentos, incluindo acompanhamentos psicológicos, sociais e jurídicos, além do encaminhamento para a utilização do Botão do Pânico. Desde o início do ano, 117 mulheres em situação de risco já procuraram os serviços do Centro.
Comemorando dois anos de atuação no município em março, o CAM tem trabalhado incansavelmente para prevenir e proteger mulheres em situação de violência doméstica. As ações do Centro continuam crescendo e incluem um espaço dedicado ao acompanhamento e cuidado, proporcionando atendimento psicológico, social e jurídico para a superação da violência doméstica e fortalecimento da autoestima das mulheres atendidas.
O CAM é uma iniciativa da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Cidadania, Segurança e Saúde. A equipe multidisciplinar é coordenada pela Pedagoga e bacharela em Direito, Nara Apolinário.
Apesar dos esforços do CAM, o índice de violência contra a mulher no município ainda é alto. Nos dois anos de atuação, foram contabilizados 4.036 atendimentos no Centro. Para resguardar a vida das mulheres que sofrem violência, foi desenvolvido, em parceria com a Secretaria de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), o Botão do Pânico. Este dispositivo eletrônico é utilizado por mulheres do município que possuem medidas protetivas, são concomitantes pelo CAM e se encontram em situação de perigo. Atualmente, 115 mulheres já possuem o dispositivo em seus celulares.
O CAM está localizado na Rua Valdemar Klein, nº 129, Jardim Imperial, e o telefone para contato ou WhatsApp é (77) 99952-7818 (Plantão).
FALA BARREIRAS