Vacina da Pfizer contra covid-19. Foto: Myke Sena/MS
Nesta quarta-feira (5), o Brasil ultrapassou a marca de 390 milhões de doses de vacinas contra covid-19 distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. Com isso, mais de 81% da população-alvo já conseguiu tomar duas doses do imunizante.
A pasta da Saúde do governo de Jair Bolsonaro destaca que a campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil é um sucesso resultante da seguinte soma de esforços: “O Ministério da Saúde incentivou, a população aderiu, e cada vez mais pessoas estão protegidas contra a doença”.
O primeiro lote de vacinas deste ano desembarcou no Brasil na tarde de domingo (2). O lote composto por 1,1 milhão de doses da Pfizer chegou ao país pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). É com esse imunizante que os brasileiros devem tomar a dose de reforço – que tem a aplicação recomendada para 4 meses depois da segunda dose.
Com cada vez mais pessoas vacinadas, os casos de óbitos e internações por covid-19 seguem caindo. Com isso, o Ministério da Saúde vem conseguindo ampliar o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes que necessitem de atendimento por outras doenças, que não a causada pelo coronavírus.
Desde o começo da campanha, em janeiro do ano passado, mais de 330 milhões de doses foram aplicadas. A primeira dose chegou para 161,3 milhões de pessoas e a segunda dose foi aplicada em aproximadamente 144 milhões de pessoas. Mais de 16 milhões já tomaram a dose adicional ou a de reforço. Em 2022, o Ministério da Saúde receberá dos laboratórios contratados mais de 354 milhões de doses de vacinas. (Com informações da Comunicação do MS)