Brasil sobe ao 5º lugar em denúncias de páginas com abuso sexual infantil na internet

Destaque

Brasil sobe ao 5º lugar em denúncias de páginas com abuso sexual infantil na internet

O Brasil ocupou a quinta posição global em 2024 no ranking de países com mais denúncias de páginas que disseminam conteúdo de abuso sexual infantil, conforme o relatório divulgado nesta quinta-feira (3) pela rede internacional InHope. O relatório revela um salto preocupante em relação a 2022, quando o país aparecia na 27ª colocação.

O levantamento é baseado em dados coletados pelos 55 canais de denúncia que integram a InHope — rede presente em 51 países dedicada ao combate de crimes virtuais. No Brasil, esse trabalho é conduzido pela organização SaferNet, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) desde 2006.

Segundo a SaferNet, em 2024 foram identificadas e denunciadas 48.874 páginas com conteúdo de abuso sexual infantil, sendo:
  • 10.823 páginas repassadas diretamente a canais internacionais, por envolvimento de vítimas fora do Brasil;

  • 38.051 páginas detectadas por ferramentas automatizadas dentro do projeto Discover, voltado ao monitoramento pró-ativo.

Além disso, 1.155 páginas com material ilegal estavam hospedadas em servidores brasileiros, o equivalente a 0,05% do total global. Todas foram encaminhadas para análise do Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF, que atua nas investigações.

Na frente do Brasil, os países com maior número de páginas denunciadas foram Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Canais de denúncia e apoio

A SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao MPF, além do Canal de Ajuda (Helpline), que oferece suporte direto a vítimas de violência digital, incluindo crianças, adolescentes e familiares.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura no site: www.safernet.org.br.

TRIBUNA DA BAHIA

Deixe uma resposta