Por Nuno Krause
Foto: Vitor Silva / CBF
Não foi o que o torcedor que compareceu à Arena Pantanal nesta quinta-feira (12) esperava. Em jogo válido pela terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil apenas empatou com a Venezuela em 1 a 1. O gol canarinho foi marcado por Gabriel Magalhães, enquanto Bello descontou para os visitantes.
Apesar de dominar especialmente a posse de bola, a Seleção Brasileira não conseguiu ser eficaz diante das chances que teve durante a partida. O resultado acaba com os 100% de aproveitamento do time de Fernando Diniz na competição.
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (17), às 21h, para enfrentar o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu (URU), pela quarta rodada das eliminatórias.
PRIMEIRO TEMPO
Pressionando desde o início, a Seleção chegou com perigo aos 2 minutos de jogo. Neymar arriscou de esquerda de fora da área e obrigou Romo a fazer boa defesa.
Aos 12, o camisa 10 arriscou de novo de longe, dessa vez de direita. A bola passou com perigo por cima do travessão.
O Brasil seguiu tentando com chutes de fora da área. Rodrygo foi quem tentou aos 19, novamente para a defesa de Romo.
A Venezuela respondeu apenas aos 36 minutos. Machís cobrou falta com perigo e Rincón cabeceou para fora.
Em mais uma finalização de fora da área, Casemiro mandou no canto direito de Romo, que espalmou para longe.
A seleção visitante chegou de novo aos 46. Herrera acertou uma bomba de longe e Ederson fez ótima defesa.
SEGUNDO TEMPO
Artilharia pelo alto
A etapa final começou também com pressão brasileira. Logo aos quatro minutos, Neymar fez bela jogada e finalizou de perna direita. Romo mandou para escanteio. O próprio Neymar foi para a cobrança e cruzou com perfeição na cabeça de Gabriel Magalhães, que abriu o placar estufando as redes.
Na jogada seguinte, o camisa 10 do Brasil tabelou com Yan Couto e mandou por cima da meta adversária.
A Venezuela quase empatou aos 16 minutos. Soteldo cobrou escanteio fechado e Wilker Ángel cabeceou no canto. Ederson defendeu.
O Brasil, contudo, não se intimidou. Aos 19 minutos, Rodrygo tabelou com Vinicius Júnior pela direita e finalizou do lado de fora da rede.
Um belo gol de Bello
O empate da Venezuela veio de um belo lance de Bello. O camisa 13 conseguiu virar uma puxeta direto no canto do goleiro Ederson e deixou o placar em 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
Brasil 1 x 0 Venezuela
Eliminatórias sul-americanas – 3ª rodada
Data: 12/10/2023
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Horário: 21h30
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesús Sánchez (PER)
VAR: Carlos Orbe (EQU)
Cartões amarelos: Richarlison (Brasil) / Herrera e Rincón (Venezuela)
Gols: Gabriel Magalhães (Brasil) / Bello (Venezuela)
Brasil: Éderson, Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães (Gerson) e Neymar; Vini Jr (Matheus Cunha), Rodrygo e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz.
Venezuela: Romo Pérez; González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Herrera (Cásseres); Rincón (Junior Moreno), Christian Makoun e Samuel Sosa (Bello); Machís (Soteldo), Córdova (Savarino) e Salomón. Técnico: Fernando Batista.
BAHIA NOTÍCIAS