De acordo com a tradição Católica, a santa é a padroeira do Brasil
Jair Bolsonaro (PL), presidente da República em campanha pela reeleição, visita o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida nesta quarta-feira, 12. A catedral fica em Aparecida (SP).
Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura, que disputa o governo do Estado de São Paulo, acompanha Bolsonaro. A santa é considerada a padroeira do Brasil.
Em 2022 ocorre o retorno das procissões em homenagem à santa. Elas foram interrompidas por dois anos, em razão da pandemia por covid-19.
Neste ano, sete missas serão celebradas na Basílica de Aparecida. Além disso, durante o dia também ocorrem a tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida (15h) e a Procissão Solene, às 18 horas.
Em nota, a assessoria de imprensa de Tarcísio informou que Bolsonaro e o ex-ministro visitarão o Santuário em homenagem à Nossa Senhora. No local, eles “vão acompanhar uma das missas celebradas ao longo do dia”.
A imagem aparecida de Nossa Senhora
A data marca a comemoração do aniversário da aparição de uma imagem da santa em Aparecida (SP). De acordo com a tradição católica, três pescadores — João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia — encontraram uma estátua da santa nas proximidades da região, no Rio Paraíba do Sul, em 12 de outubro de 1717.
A santa veio junto com a rede dos pescadores, depois de várias tentativas frustradas para conseguirem pescados. Logo depois da aparição de Nossa Senhora, a pescaria se tornou abundante, ao ponto de quase virar o barco em que os três homens estavam.
REVISTA OESTE