Barreiras vira vitrine nacional com modelo pioneiro de parceria público-privada na iluminação urbana

Destaque

Presidente de associação nacional visita cidade para conhecer de perto estrutura que modernizou o sistema de iluminação com tecnologia e agilidade
Barreiras deu mais um passo rumo ao protagonismo na gestão moderna dos serviços públicos. Na última sexta-feira (12), o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Iluminação Pública, Eduardo Bastos, esteve no município para conhecer de perto como funciona a parceria entre a Prefeitura e a empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização e manutenção da iluminação da cidade.
Esse modelo adotado em Barreiras é o que se chama de Parceria Público-Privada, um tipo de contrato em que o poder público se une a uma empresa privada para executar um serviço com mais eficiência, tecnologia e prazo definido. Ao invés de bancar tudo sozinho ou enfrentar lentidão da burocracia tradicional, o município passa a contar com uma estrutura especializada que assume o trabalho e mantém os padrões de qualidade estabelecidos em contrato.
Segundo a própria associação nacional, Barreiras já é considerada uma das referências no Brasil nesse tipo de parceria — e por isso atraiu a atenção de especialistas. “Viemos entender como Barreiras conseguiu estruturar um projeto que hoje é modelo para outras cidades. A eficiência e o planejamento aqui chamam a atenção”, destacou Eduardo Bastos durante a visita.
A comitiva técnica foi recebida pelo secretário municipal de Infraestrutura, Bruno Castro, e visitou as instalações da empresa Ilumina Barreiras. A sede reúne setores administrativos, área de testes e um centro de controle operacional onde é feito o monitoramento em tempo real da iluminação da cidade, por meio de um sistema digital com mapeamento por georreferenciamento.
Com uma equipe de 27 profissionais e 12 frentes de trabalho, a concessionária atua com caminhões próprios, permitindo atender rapidamente os bairros em casos de falhas ou manutenções. A estrutura implantada permite que a cidade opere com mais eficiência energética, iluminação de LED e um sistema inteligente de acompanhamento, algo raro em municípios de médio porte no Brasil.
Bruno Castro destacou que o reconhecimento nacional é fruto de planejamento. “Barreiras investiu em um modelo moderno, que garante resultado prático e visível para a população. Iluminação pública não é só estética, é segurança, é qualidade de vida”, disse o secretário.
A visita também representou uma validação técnica do projeto, já que a ABRASI é hoje uma das principais referências na área de iluminação pública do país. Para o gestor da Ilumina Barreiras, Alan Pereira, o encontro reforça que o caminho adotado foi acertado. “Esse reconhecimento mostra que o esforço feito por todos os envolvidos está gerando frutos. Nosso compromisso é com a população, com um serviço de qualidade e ágil”, afirmou.
Com esse modelo, Barreiras se consolida como uma das primeiras cidades da Bahia a aplicar de forma ampla uma Parceria Público-Privada em infraestrutura urbana. A experiência, agora observada por outras prefeituras do Brasil, mostra que é possível modernizar os serviços públicos sem perder o controle ou a transparência.
A visita do presidente da associação nacional não apenas reforça esse protagonismo, como também projeta Barreiras no mapa das cidades que têm investido em soluções eficientes para atender melhor seus moradores — sem aumentar a burocracia e apostando em inovação.

Tv Web Barreiras / Fotos Prefeitura

Deixe uma resposta