Com início, nesta semana, um novo ciclo de rodas de conversa com gestantes foi iniciado pelo Hospital da Mulher e o Centro de Parto Normal Dr. Giltamar Silva Gomes em 2025, reunindo mulheres em diferentes fases da gravidez para um encontro acolhedor, informativo e essencial na preparação para o parto. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer mais segurança às gestantes, promovendo um espaço de diálogo, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
Durante a roda de conversa, conduzida pelo enfermeiro obstétrico, Thalissan Rodrigues e pela equipe do Centro de Parto Normal, foram abordados temas como a fisiologia do parto natural, os métodos de alívio da dor, além dos aspectos emocionais que envolvem o momento do nascimento. “O encontro é um momento de escuta e orientação. A gente trabalha com as gestantes os métodos de alívio durante o parto e oferece apoio psicológico para ajudar a reduzir medos e inseguranças. É uma forma de preparar não só a mulher, mas também o acompanhante, para um parto mais seguro e humanizado”, destacou.
De acordo com Noemi Fonseca, novos encontros serão realizados ao longo do ano, reforçando o compromisso do Hospital da Mulher e do CPN com a saúde, o bem-estar e o protagonismo das mulheres no momento do nascimento de seus filhos. “Entendemos a importância de repassar essas informações a todas as gestantes do município, não apenas às assistidas pelas unidades básicas de saúde. Por isso, abrimos a participação para todas que desejem se preparar melhor para o momento do parto, inclusive aquelas que apresentam gestação de alto risco”, destacou a diretora.