Barreiras 2030, Cidade do Futuro.

Politica

Eleições 2016 – Sai o Valor que cada Candidato poderá Gastar e Números não Batem – Kiau Notícias

Na noite da última quinta-feira (17/09), nas dependências do Colégio Municipal Mirandolina Macedo, o prefeito João Barbosa Sobrinho promoveu o lançamento do programa Barreiras 2030, Cidade do Futuro.

Não resta a menor dúvida que o programa é audacioso e que, se cumprido, nos lançará a um patamar de destaque entre os municípios baianos.

Infelizmente, tal programa não consta da matéria produzida pela Dircon da Prefeitura, editada que foi em rica publicação, e distribuída entre os que presenciaram o evento.

Como cidadão barreirense que sou, aqui residindo desde o ano de 1986, é muito difícil concebermos programas de governo que ultrapassem os limites do mandato eletivo, pois os nossos políticos, por tradição, não gostam de dar sequência a planejamentos anteriores.

Admitamos até, que o prefeito está “de boa” com o eleitorado e, por isso mesmo tem convicção que o seu sucessor seja por ele indicado. É admissível, convenhamos, mesmo que a política invariavelmente mude de rumo, ou seja, quem está bem situado hoje, amanhã poderá não estar.

Na política, ninguém ousa contestar, nem sempre poderemos prever quem domina a situação. Aqui em Barreiras, por exemplo, no último pleito o atual gestor trouxe para sua coligação os grupos do ex-prefeito Antônio Henrique e da deputada Jusmari.

Há quem diga que ele não necessitaria formar tal coligação, pelo “prestígio asfáltico”, mas esquecem de que ela foi estabelecida, penso eu, visando à maioria absoluta na Câmara de Vereadores, o que ocorreu, porém muitos duvidam e sequer comentam o fato.

Porém, é voz corrente, que na eleição de 2021, muitos admitem que a coligação não prospere, pois os três grupos têm candidatos distintos para o governo da Bahia, deputados federais e estaduais.

O grupo da deputada Jusmari apoia o seu marido Oziel Oliveira para deputado federal e ela própria para a reeleição. Como é sabida, a esposa do prefeito João Batista Sobrinho, será candidata à deputada federal e, consequentemente, não receberá o apoio de Jusmari. Karlúcia Macedo, que disputará a eleição para deputada, idem.

No grupo do ex-prefeito Antônio Henrique, seu filho Toinho tentará renovar seu mandato de deputado estadual e, portanto, não apoiará Karlúcia Macedo, candidata do prefeito. Por ser de partido diferente, obviamente não apoiará a esposa do prefeito para federal.

E, com tanto imbróglio, tantos acordos e até desavenças, convenhamos que os que não participam do “grupão” serão  favorecidos, como é o caso do deputado federal Tito, que silenciosamente constrói sua base de sustentação, fazendo um trabalho profícuo junto às suas bases e com esperança  de obter o prestígio que vem consolidando dia após dia.

Assim, pois, até a próxima eleição, será difícil que nossos políticos fumem o cachimbo da paz, pois pensarão diferentemente do passado recente, quando se aliaram.

E, se não chegarem a um acordo – algo difícil de ocorrer – nada está definido quanto ao nosso futuro político, é o que muitos observadores asseguram.

Itapuan Cunha

Editor

Deixe uma resposta