Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
O Bahia saiu na frente com Everaldo no primeiro minuto do segundo tempo, mas cedeu o empate ao Grêmio nos acréscimos e o primeiro jogo do confronto das quartas de final da Copa do Brasil terminou em 1 a 1. Cuiabano deixou tudo igual aos 48 minutos a partida disputada na noite desta terça-feira (4), na Arena Fonte Nova.
Com a igualdade, o confronto está completamente aberto e quem vencer a partida de volta na próxima quarta (12), às 19h, na Arena do Grêmio, avança para a semifinal. Em caso de novo empate, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Antes de pensar na equipe gaúcha, o Bahia volta o foco no Brasileirão, onde ocupa a 15ª colocação na tabela com 12 pontos, um a mais da zona de rebaixamento. O compromisso pela 14ª rodada acontece no sábado (8), às 16h, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal.
O JOGO
Dono da casa e querendo fazer o resultado para levar uma vantagem para Porto Alegre, o Bahia começou dominando a bola, mas sem conseguir chegar no gol adversário nos primeiros cinco minutos. No entanto, a primeira finalização foi do time gaúcho com Cristaldo chutando da entrada da área e mandando por cima da meta defendida por Marcos Felipe.
O cenário seguiu o mesmo nos 10 minutos, com os dois times marcando bem e sem dar espaços para o adversário. O Tricolor baiano tentou criar duas oportunidades, ambas com Everaldo na entrada da grande área. Na primeira ele recebeu de Cicinho, mas foi travado na hora do chute, enquanto na segunda a bola saiu pelo lado direito da trave protegida por Gabriel Grando. Aos 15, os donos da casa chegaram novamente, mas Kannemann fez o corte por baixo afastando o perigo da área.
Aos 20 minutos Vina obrigou Marcos Felipe a cair para fazer a defesa em chute da entrada da área. O goleiro do time baiano espalmou para o lado. Dois minutos depois, a equipe gaúcho armou boa trama. João Pedro chegou pela direita e tocou rasteiro para a área, Vina tentou brigar, mas a defesa colocou para escanteio.
A melhor oportunidade do Bahia aconteceu aos 29 minutos com Cauly. Chávez armou a jogada e tocou para o meia, que mandou a bomba e Gabriel Grando fez boa defesa, espalmando para escanteio e evitar que o placar fosse aberto. Na cobrança, Gabriel Xavier subiu e cabeceou para fora. Aos 30, Ademir puxou o contra-ataque em velocidade e foi derrubado por Villasanti, que recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo pela falta cometida. Quatro minutos depois, Cicinho fez a jogada na direita, cruzou e Kayky finalizou rasteiro para a defesa do arqueiro do time gaúcho.
Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários com uma alteração. Com um incômodo muscular na coxa direita, o meio-campista Cauly deu lugar ao argentino Lucas Mugni. Já o Grêmio voltou com a mesma formação da etapa inicial.
Everaldo abre o placar
O Bahia abriu o placar com um minuto com Everaldo. Jogada rápida de contra-ataque pela esquerda, Ademir tocou rasteiro e o centroavante bateu no canto esquerdo do goleiro Gabriel Grando. Bahia 1×0 Grêmio
O tempo fechou entre os jogadores aos 12 minutos. Kayky deu um lindo drible em Kannemann e disputou bola com Carballo, que mandou para fora. O volante gremista encarou o atacante do time baiano, Reinaldo chegou e uma confusão se formou. Mas o árbitro Ramon Abatti Abel conseguiu controlar os ânimos sem dar cartão para ninguém.
Aos 21 minutos, os jogadores do Grêmio cercaram Ramon Abatti Abel pedindo pênalti numa jogada aérea que resvalou no braço de Rezende. No entanto, após o VAR checar o lance, o árbitro mandou o jogo seguir.
O Tricolor baiano chegou com bastante perigo aos 28 minutos. Kayky fez a jogada pela direita e tocou para Ademir, que cortou Bruno Alves e bateu para o gol. Mas a bola subiu e saiu para escanteio. Mugni cobrou o esquinado, ninguém tocou na bola e Gabriel Grando fez a defesa com o pé direito.
Aos 46 minutos, o Bahia teve boa chance com Mugni. No contra-ataque, Everton encontrou o argentino na grande área, que finalizou, mas parou nas mãos de Gabriel Grando.
Cuiabano empata para o Grêmio
O Grêmio chegou ao empate aos 48 minutos. Bitello tocou para Reinaldo na grande área. O lateral cruzou rasteiro, Marcos Felipe desviou de leve, mas Cuiabano empurrou para o fundo das redes. Bahia 1×1 Grêmio
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×1 Grêmio
Copa do Brasil – Quartas de final – 1º jogo
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 04/07/2023 (terça)
Horário: 21h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Chávez, Diego Rosa, Mugni, Kanu (Bahia) / Villasanti (Grêmio)
Gols: Everaldo (Bahia) / Cuiabano (Grêmio)
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Chávez; Rezende, Acevedo e Cauly (Mugni); Ademir (Ryan), Kayky (Diego Rosa) e Everaldo (Everton). Técnico: Renato Paiva.
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Cristaldo (Cuiabano) e Vina (André). Técnico: Renato Gaúcho.
BAHIA NOTÍCIAS