O segundo clássico Ba-Vi da temporada de 2023 terminou com empate. Na tarde deste domingo (5), Bahia e Vitória ficaram no 1 a 1, na Arena Fonte Nova, pela sexta rodada da Copa do Nordeste. O Leão abriu o placar com Osvaldo, enquanto Jacaré deixou tudo igual para o Tricolor.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço assumiu a sétima posição da tabela de classificação do Grupo B ao somar cinco pontos, cinco a menos do G-4. O Leão segue também na mesma colocação, mas com três pontos está matematicamente eliminado na chave A.
Na próxima rodada do Nordestão, o Bahia só volta a jogar no dia 14 de março, às 21h30, contra o Fluminense-PI, no Estádio Lindolfo Monteiro. Já o Vitória pega o Ceará na próxima quarta (8), também às 21h30, no Barradão. Porém, no mesmo dia do jogo do rival, o Tricolor muda a chave para a Copa do Brasil, onde encara o Camboriú, a partir das 19, pela segunda fase. Quem vencer se classifica, enquanto o empate leva a decisão para os pênaltis.
O JOGO
A primeira chegada com perigo foi do Vitória. Léo Gomes chutou cruzado e Thiago Lopes desviou para a defesa Marcos Felipe. No rebote, a jogada foi invalidada pela arbitragem que assinalou impedimento do camisa 7 do Leão.
O Bahia respondeu aos oito minutos, Jacaré abriu com André, que tentou o cruzamento. A bola saiu forte, passou pela área e Matheus Bahia tentou dominar, mas se embolou com Zeca, que mandou para escanteio.
Osvaldo abre o placar para o Leão
O Vitória abriu o placar com Osvaldo aos oito minutos. No contra-ataque após o escanteio, Thiago Lopes lançou o camisa 11 e que disparou livre de marcação e tocou na saída de Marcos Felipe para marcar. Bahia 0x1 Vitória
Na comemoração, Osvaldo pegou a bandeira de escanteio para provocar a torcida do Tricolor e recebeu o cartão amarelo.
O Tricolor chegou bem com Jacaré aos 12. O atacante desceu pela direita e fez o cruzamento. Rezende mergulhou de peixinho, mas mandou para fora.
Aos 19 minutos, Cauly bateu forte na cobrança de uma falta frontal da intermediária e Lucas Arcanjo tirou de soco. Thiago Lopes puxou o contra-ataque, mas foi derrubado por Biel.
Aos 19 minutos, Cauly bateu forte na cobrança de uma falta frontal da intermediária e Lucas Arcanjo tirou de soco. Thiago Lopes puxou o contra-ataque, mas foi derrubado por Biel. Três minutos depois, Yago abriu com Jacaré pela direita. O atacante bateu firme para o gol e Lucas Arcanjo fez boa defesa mandando para escanteio.
O Tricolor armou boa trama aos 31. Pelo lado direito, Cauly ajeitou para André que fez o cruzamento. Matheus Bahia cabeceou e Lucas Arcanjo fez boa defesa evitando o empate. Dois minutos depois, Jacaré soltou a bomba na jogada ensaiada de cobrança de falta, o goleiro do Leão desviou e a bola explodiu na trave direita.
Jacaré empata para o Tricolor
O Tricolor chegou ao empate com Jacaré aos 48 minutos. Biel tocou para Cauly, no meio. O camisa 8 dominou, escapuliu pela esquerda para invadir a área e fez o cruzamento rasteiro para o atacante completar para o fundo do gol. Bahia 1×1 Vitória
Segundo tempo
Eqnaunto o Bahia não teve alteração, o Vitória voltou dos vestiários com duas modificações. João Lucas entrou no lugar de Lazaroni. A outra foi Rafinha assumindo o lugar de Zeca.
Numa disputa de bola perto da bandeira de escanteio, Jacaré foi derrubado e Camutanga acabou chutando a cabeça do atacante já caído no chão. O assistente marcou a falta, mas o árbitro acabou mostrando apenas o cartão amarelo para o zagueiro rubro-negro.
O Tricolor começou o segundo tempo tomando mais conta do jogo. Aos seis minutos, Cauly cobrou a falta, Rezende dominou, virou, mas finalizou fraco e a bola desviou na defesa antes de ir para fora.
Aos 10 minutos, o Tricolor teve boa chance para marcar, mas a defesa do Leão conseguiu se segurar. No contra-ataque, Rafinha foi lançado, mas Matheus Bahia se recuperou e desarmou o atacante rubro-negro.
O Vitória quase chegou ao segundo gol aos 13 minutos. Boa jogada de Railan, que fez o cruzamento e Tréllez cabeceou. A bola passou tirando tinta da trave esquerda de Marcos Felipe. Três minutos depois, foi a vez do Bahia descer bem com Jacaré pela esquerda. O atacante rolou para o meio, mas Ricardo Goulart passou da bola, enquanto Kayky não conseguiu alcançar e a defesa do Leão afastou o perigo.
Aos 21, o Leão quase fez um gol olímpico. Na cobrança de escanteio, Marcos Felipe desviou de mão trocada. O Tricolor tentou responder, mas o Rubro-Negro encaixou um belo contra-ataque. Wellington Nem tocou para Léo Gamalho, mas o centroavante foi travado por Gabriel Xavier na hora da finalização. Três minutos depois, Railan fez linda jogada pela direita e bateu rasteiro para grande defesa de Marcos Felipe.
Aos 38 minutos, Léo Gamalho roubou a bola de Rezende e partiu sozinho para o ataque. Porém, o atacante demorou demais e o volante se recuperou e deu bote. No minuto seguinte foi a vez de Mugni dar mole também. O argentino desarmou João Lucas, mas na hora armar a jogada, acabou permitindo o jogador do Leão se recuperar e fazer o desarme. Aos 44, Chávez ajeitou para Mugni que chegou batendo, mas mandou para fora. O Leão respondeu aos 46, após Léo Gamalho ser desarmado na área, Osvaldo pegou a sobra, mas foi travado na hora do chute.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×1 Vitória
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 05/03/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira e Wesley Rodrigues Miguel (ambos do CE)
Quarto árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (BA)
Cartões amarelos: Biel, Matheus Bahia (Bahia) / Osvaldo, Zeca, Dankler, Railan, Camutanga, Eduardo (Vitória)
Gols: Jacaré (Bahia) / Osvaldo (Vitória)
Bahia: Marcos Felipe; André, Marcos Victor, Gabriel Xavier e Matheus Bahia (Chávez); Rezende, Yago Felipe (Daniel) e Cauly; Jacaré (Mugni), Biel (Kayky) e Ricardo Goulart (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca (Rafinha), João Victor, Camutanga e Lazaroni (João Lucas); Léo Gomes, Marco Antônio (Eduardo) e Raylan; Thiago Lopes (Wellington Nem), Tréllez (Léo Gamalho) e Osvaldo. Técnico: Léo Condé.