Bahia e mais 6 times na luta contra rebaixamento

Destaque

Nos sites de prognósticos, o risco Bahia de rebaixamento para a Série B em 2024 oscila entre 22 e 31% de probabilidades

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Faltando apenas mais seis rodadas, 18 pontos a disputar na 1ª Divisão da CBF, o encerramento da 32ª rodada embolou a disputa nos dois extremos da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro. Na parte de cima, dos clubes que brigam pelo título, estão Botafogo, Palmeiras, Bragantino, Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo, e na parte de baixo, dos times que lutam contra o fantasma do rebaixamento para a Série B em 2024, estão o Bahia, e mais seis times: Goiás, Cruzeiro, Vasco, Santos, Corinthians e Cuiabá.

O número de clubes assombrados pelo fantasma do rebaixamento é menor, porque o Z-4 está reduzido para Z-2, já que o lanterna, América Mineiro, com 21 pontos, e o 19º Coritiba, com 23, estão tecnicamente rebaixados para a 2ª Divisão, ficando mais duas, “vagas” para a Série B em 2024. A situação do Bahia não é nada confortável. Em 15º lugar com 37 pontos, o Tricolor baiano divide com o Cruzeiro, 17º, e Vasco, 16º, todos com o mesmo número de pontos, a luta contra o grupo dos últimos colocados da Série A, com vantagem para o clube mineiro, que tem 31 jogos, contra 32 dos baianos e mineiros.

Correndo por fora, em 18º lugar, vem o Goiás, com 35 pontos, mas com uma ascendente na última rodada do Brasileiro, com a vitória de 1 a 0 sobre o Coritiba, fora de casa, e pega na 33ª rodada o Santos, em Goiânia. Os números, as probabilidades, deixam claro que o time do técnico Rogério Ceni perdeu o direito de errar, como fez contra o Grêmio, na derrota de 1 a 0, onde o Tricolor baiano teve as melhores oportunidades de gols, e não soube aproveitar.

Nesta reta final da Série A, o Bahia não depende de ninguém para se manter na 1ª Divisão, desde que faça seu dever de casa nos seis últimos jogos, até seis de dezembro, e pode até sonhar com uma das seis vagas, do 7º ao 12º lugar para a disputa da Copa Sul-Americana de 2024, competição internacional da Conmebol. Os jogos do Tricolor baiano são contra o Cuiabá e Athlético/PR, em Salvador, na Arena Fonte Nova; Corinthians, em São Paulo; São Paulo, na Fonte Nova, América, em Belo Horizonte, e Atlético Mineiro, na Fonte Nova.

TRIBUNA DA BAHIA

Deixe uma resposta