Jato executivo da Força Aérea Brasileira – Foto: Sgt Muller Marin/FAB.
Cláudio Humberto
Os ministros do governo Lula, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado e os comandantes militares já desfrutaram este ano de 1.303 voos nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB). É um privilégio que suas excelências amam. O campeão na utilização dessa regalia é o presidente do STF, Luis Roberto Barroso: foram 104 viagens por conta do pagador dos impostos que bancam essas e outras no Brasil.
Viajante do mês
Em outubro, ninguém utilizou mais a mordomia de jatinhos da FAB do que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado: oito viagens.
Clube dos 100
Barroso foi o único a superar o recorde de 99 viagens de jatinho estabelecido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
AirEsplanada
No governo, o ministro da Defesa, José Múcio, bateu asas 92 vezes e Fernando Haddad (Fazenda) se refestelou no privilégio em 88 voos.
Ficaram no chão
Entre as 45 autoridades que requisitam jatinhos, só o Chefe do Estado Maior, o Comandante da Aeronáutica e o chefe do GSI não o fizeram.
Ministro de Lula, Carlos Lupi. Foto: Reprodução/Twitter CarlosLupiPDT
PDT evita pedir voto para o PT e irrita Lupi, o dono
O dono do PDT, Carlos Lupi, está irritado com diretórios estaduais do partido que dão apoio envergonhado ao PT. É a aliança com os petistas que garante ao pedetista a confortável cadeira de ministro da Previdência de Lula. As duas praças tidas como “problemáticas” são Fortaleza (CE), onde o PT trava acirrada disputa contra o PL, e Porto Alegre (RS), onde a disputa se dá entre MDB e PT. Nas duas capitais os pedetistas tiveram candidatura, mas não avançaram. O partido ficou em terceiro em ambas.
Na linha
Lupi é cobrado para tomar as rédeas do partido e apoiar o PT. Apesar de “licenciado da presidência nacional”, ele é quem manda e desmanda.
Sacode
Em Porto Alegre, o PDT precisou tomar um pedala da executiva nacional para finalmente mostrar tímido apoio a Maria do Rosário (PT).
No muro
Em Fortaleza, é ainda pior. Além do prefeito José Sarto não estar no 2º turno, o pedetista Ciro Gomes apoia candidato do PL, André Fernandes.
Passando pano
O PT Nacional se faz de morto diante da prisão de Wilmar Lacerda, que dirige o PT-DF, acusado de abusar de crianças. Nada de repúdio no site ou redes sociais, deixou tudo só com o desaplaudido diretório distrital.
Dinheiro na mão
Confirmada a história circulando em Brasília, de que só serão admitidos artistas ligados ao PT na novela de R$110 milhões, a ser financiada com dinheiro público na TV estatal, será o maior gasto em cachês do mundo.
Quem é mais útil
Enquanto no Brasil jogavam a polícia contra políticos de oposição, Elon Musk favorecia nos Estados Unidos um passo largo para a humanidade: seu foguete SpaceX resgatava astronautas presos na estação espacial.
Seu nome é vitória
A senadora Teresa Cristina (PP) é danada. Derrotou o atual e dois ex-governadores do MS, dois senadores, o ex-presidente Bolsonaro e quase toda bancada na Câmara. Sozinha, levou ao 2º turno a atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que chega ao Dia D como favorita.
Insatisfeitos
O último levantamento Paraná Pesquisas em São Paulo apontou que, após quase três meses de campanha, mais de 5% dos eleitores preferem anular o voto ou não comparecer às urnas no dia da eleição.
Eles amam dólares
Defensor da “desdolarização”, Vladimir Putin “moderou expectativas” no Brics, diz o Business Insider. Participantes do encontro foram orientados a levar dólar ou euros, aceitos pelos bancos russos. Pelo sim, pelo não, as reservas cambiais da Rússia já somam 600 bilhões… de dólares.
Lula, 79
O presidente Lula (PT) celebra neste domingo (27) 79 anos. É uma das datas de nascimento do petista, que tem duas. A outra é em 6 de outubro. A mãe demorou para registrar o petista, daí as duas datas.
Mais coincidências
Duas aeronaves da American Airlines apresentaram problemas técnicos no mesmo dia, esta semana, durante voos nos EUA. Ambos são Airbus A319, o mesmo modelo do Aerolula, que sofreu pane no México.