Ainda assim, este é o menor número de eleitores desde 2007
Segundo turno das eleições presidenciais da Argentina Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni
A Argentina concluiu neste domingo o horário de votação no segundo turno das eleições presidenciais e contabilizou 76% de participação de eleitores às 18h (mesmo horário de Brasília).
De acordo com a Câmara Nacional Eleitoral (CNE), 76% dos 35,8 milhões de argentinos aptos a votar nesse pleito foram às urnas para escolher entre o candidato presidencial do partido governista e peronista, Sergio Massa, e o líder da frente opositora de direita A Liberdade Avança, Javier Milei.
Se esse dado for confirmado na apuração definitiva, que é a única legalmente válida e que será concluída na próxima semana, será o menor comparecimento de eleitores desde o retorno do país à democracia após a última ditadura militar (1976-1983), inferior ao de 2007, quando foram registrados 76,20%.
No primeiro, realizado no dia 22 de outubro, apenas 74% dos eleitores compareceram para votar. Naquele dia, foi registrado menor número de eleitores nas eleições presidenciais desde 2007, número que passa a ser confirmado com este segundo turno.