A convite de amigos, fui esta manhã ao Hotel Morubixaba, onde o vice-prefeito de Barreiras, Émerson Cardoso, explicou aos seus amigos e simpatizantes o rompimento político com o prefeito Zito Barbosa.
O assunto vem causando muitos debates, pois havia um compromisso do gestor em apoiá-lo na próxima eleição, que foi rompido ontem, quando a indicação recaiu sobre o vereador Otoniel Nascimento.
Claro que não nos cabe criticar essa ou aquela preferência, apenas estranhar a brusca mudança, que encerra uma coligação que vinha sendo mantida desde o início da atual gestão.
Não nos cabe, ainda, comparar os dois, pois um é militante político, enquanto o Emerson, além de político, é técnico de reconhecida capacidade, muitas das quais foram empregadas em iniciativas e proveito da atual gestão.
O vereador Otoniel Nascimento é o preferido do Prefeito, possivelmente em retribuição a favores outros. Emerson agora, além de competente técnico será político, pois com sua renúncia do cargo de Secretário de Planejamento de Barreiras, já recebeu convite de cinco partidos políticos e de alguns vereadores atuais, que desejam cerrar fileiras na disputa próxima para Prefeito.
Em política muitas vezes acontecem fatos inesperados, que chocam os que a seguem. Imaginarmos que tudo correrá com a satisfação de todos, é algo fora da realidade. A política mantém velha tradição. Se você não coliga com outro, fatalmente será adversário
Além de um técnico de comprovada eficiência, Émerson Cardoso caminha a passos largos para se tornar um político de ilibada postura. Ele é uma espécie rara no meio, de ser competente técnico e eficiente gestor.
Se Émerson for o vencedor na próxima eleição, Barreiras caminhará com mais rapidez para alcançar uma posição de maior destaque no rol das grandes urbes do Estado da Bahia.