Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos | Foto: Adam Schultz/Casa Branca
Nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020, pouco mais de 81 milhões de pessoas votaram em Joe Biden, enquanto quase 75 milhões escolheram Donald Trump. Isso significa que 51,2% dos votos foram para o democrata, ao passo que 46,8% foram para o republicano.
Desde que foi eleito, Biden viu seu índice de aprovação despencar. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Gallup, apenas 23% dos norte-americanos confiam na Presidência. Em 2021, esse número atingiu 38%. Trata-se do índice mais baixo desde o início do levantamento, em 1973.
Mas os norte-americanos não têm pouca confiança apenas na Presidência. A pesquisa também mostra que uma média de 27% dos entrevistados têm “muito” ou “bastante” confiança em 14 grandes instituições: na igreja, nas Forças Armadas, na Suprema Corte, nos bancos, nas escolas públicas, nos jornais, no Congresso, no trabalho, nas grandes empresas, nos telejornais, na Presidência, na polícia, no sistema de saúde e no sistema de Justiça criminal.
“Os norte-americanos estão menos confiantes nas principais instituições dos EUA do que há um ano, com quedas significativas em 11 das 16 instituições testadas e sem alta em nenhuma”, escreveu o Instituto Gallup. “As maiores quedas na confiança são de 11 pontos porcentuais para a Suprema Corte e 15 pontos para a Presidência.”
A pesquisa do Instituto Gallup segue na mesma direção de outro levantamento, elaborado pela Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, que mostrou que 85% dos adultos norte-americanos acreditam que o país está indo na direção errada.
REVISTA OESTE
Compartilhe essa matéria:
Relacionado