Ampliação do Aeroporto de Barreiras recebe sinal verde com publicação de licitação

Destaque

Foto: Seinfra

Com investimentos do Governo da Bahia e do Governo Federal, a ampliação do aeroporto promete fortalecer a infraestrutura e o desenvolvimento econômico do oeste baiano

Neste sábado (19/10), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o aviso de licitação para a aguardada ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras. A obra, que terá um investimento de R$ 45 milhões financiados pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contempla o aumento do comprimento da pista de 1.600 metros para 1.950 metros, com uma largura de 30 metros. Essa modificação permitirá que o aeroporto receba aeronaves com capacidade para cerca de 200 passageiros. Além disso, o pátio de estacionamento de aeronaves será expandido de 8.500 m² para 23.900 m², aumentando significativamente a capacidade de atendimento.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 17 de dezembro de 2024, marcando um importante passo para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária da região.

Além da ampliação da pista, o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, destacou que já está em andamento o processo licitatório para a construção de um novo terminal de passageiros. O novo espaço terá uma área de 2.200 m², quatro vezes maior do que o atual terminal de 600 m², e será construído em uma nova área patrimonial. O novo terminal terá capacidade para atender até 300 passageiros por hora em horários de pico, com uma área de embarque de 272,9 m² e uma área de desembarque de 222,4 m². Também está previsto um aumento no número de vagas de estacionamento para veículos, facilitando o acesso e a mobilidade dos usuários.

O investimento previsto pelo Governo do Estado para o novo terminal é de R$ 25 milhões. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução desta obra está prevista para o dia 1º de novembro de 2024.

O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger é um dos principais hubs da aviação no oeste da Bahia, atendendo não apenas a Barreiras, mas também importantes municípios da região, como Ibotirama, Barra, São Desidério e Catolândia. Em 2023, o aeroporto registrou a movimentação de 86 mil passageiros, segundo dados da Concessionária São Francisco Aeroportos, consolidando-se como o quarto aeroporto regional mais movimentado do estado.

Com essas expansões, o aeroporto ganhará ainda mais importância, tanto para o turismo quanto para o desenvolvimento econômico e logístico da região, garantindo que Barreiras e seus municípios vizinhos estejam cada vez mais conectados ao restante do Brasil.

 

Deixe uma resposta