Ao contrário do que tem sido pregado publicamente por ACM Neto, na tentativa de se distanciar do presidente Bolsonaro, o Democratas tem sido um dos partidos mais fiéis às pautas governistas dentro da Câmara dos Deputados.
Um levantamento feito pelo Política ao Vivo, com base em informações contidas na página Radar do Congresso, aponta que a sigla é uma das 10 mais alinhadas ao governo federal nas votações, mesmo com a postura de Neto em afirmar que o DEM é independente. Recentemente, Neto chegou a romper relações com seu afilhado político João Roma, após ele aceitar o cargo de ministro da Cidadania. Na época, houve o temor de que sua imagem fosse associada com a do presidente.
Com 91% das votações favoráveis ao governo Bolsonaro, o Democratas fica atrás apenas de Patriotas (95%), PSL (95%), PL (93%), PP (93%), PSC (93%), PSD (92%), Republicanos (93%), e empatada com MDB e PTB.
Fazendo uma análise individual, dos 27 deputados que compõe a bancada do DEM na Câmara Federal, apenas seis não ultrapassam os 90% da “taxa de governismo”.
A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação de ACM Neto, candidato virutal ao governo do estado e presidente nacional do Democratas. Mas, até a publicação, não teve retorno.