Onda de calor Foto: Pexels
Uma onda de calor excepcional atingirá grande parte do Brasil nos próximos dias com temperaturas que devem quebrar recordes para o mês de setembro e, talvez, em números absolutos, é o que adverte a MetSul Meteorologia.
Esta semana já começa com muito calor no Centro-Oeste e no Sudeste, mas a partir da segunda metade da semana, uma massa de ar se reforça ainda mais com temperaturas excepcionalmente elevadas. O calor excessivo expõe a saúde ao perigo, requerendo a atenção das autoridades.
A massa de ar quente vai produzir temperaturas acima de 40º em estados como o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Mas a situação térmica deve ser pior no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde a temperatura deve atingir marcas extremas entre 43º a 45º.
RECORDES PODEM SER DERRUBADOS
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de exatos 44,8º em Nova Maringá, Mato Grosso, nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.
Neste evento climático que se aproxima, recordes mensais e até absolutos podem cair em razão do calor extremo.
PLENO.NEWS