O senador baiano Otto Alencar, líder do PSD no Senado, alertou que a manutenção da permissão da reeleição no sistema político brasileiro representa uma forte ameaça à democracia e às instituições. Ao propor a fixação do mandatos para cinco anos nos cargos eletivos, neste sábado (23), Otto concluiu que “ou acaba com a reeleição, ou ela acaba com o Brasil.
A proposta de Otto Alencar amplia os mandatos de quatro anos atualmente vigentes para vereadores, deputados, prefeitos, governadores e presidentes da República. Mas também pretende reduzir em três anos os mandatos de senadores. Somente a partir de 2030, ressaltou o senador baiano.
“É necessário e importante acabar com a reeleição em todos os níveis no Brasil! A partir de 2030 eleições gerais com mandatos de 5 anos para todos, inclusive, senadores. Permanecendo como está, teremos em breve uma forte ameaça à democracia e às instituições”, argumentou Otto Alencar, nas suas redes sociais.
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), considerou a proposta de Otto como uma excelente pauta para 2024. E sugeriu que a ideia seja ampliada para a limitação de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo a limitação de idade mínima para integrar a Corte Suprema do Brasil.
DIÁRIO DO PODER