Muito comum nas campanhas políticas de interior que políticos inescrupulosos ao alçar ao poder, esqueçam por completo seu compromisso com o que foi indispensável para sua vitória. Fato que não deixa de acontecer nos grandes centros, mas não com a mesma constância que se tornou típica em muitas corruptelas, espalhadas por esse país, onde equipes de profissionais contratados para transformar bufões em heróis, sofrem inúmeros prejuízos.
Seja porque o poder ao ser alcançado, também é transformador e faz cair máscaras, revelando personalidades adormecidas. Políticos de primeira viagem, que apenas com a limitada ajuda de correligionários e bajuladores não seriam suficientemente capazes de atingir o objetivo pretendido.
Contratam então, agência especializada em campanhas politicas, que dispõe de todo o aparato tecnológico e profissional necessário, para produzir campanhas inteligentes e criativas. Nem sempre reconhecidas, quiçá remuneradas.
Cuidam da imagem, da postura, do discurso e do slogan de campanha, aconselhando, dirigindo e orientando como trilhar no complexo caminho desta sempre difícil empreitada política. Sugerindo e norteando as formas de conduta necessárias para um resultado positivo.
Isso demanda onerosas despesas, com pessoal especializado, equipamento, transporte, alimentação e principalmente tempo. Dedicação e compromisso ao abraçar a proposta do candidato e até vestir a camisa de campanha, por acreditar na potencialidade profissional desse trabalho.
Quando o objetivo é alcançado, nem sempre o compromisso firmado será respeitado. Como foi revelado antes, o poder também transforma. Todo o trabalho, custo e tempo desprendido pela agência, dificilmente é reconhecido, como deveria.
Seja por isso que toda campanha contratada gera suspeita, porque a desonestidade ainda é uma prerrogativa cultural que toma conta do político, antes mesmo dele alcançar seu objetivo. Isso é deplorável!
Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação
Divulgado pelo Blog do Itapuan, Facebook, Youtube e Zap