A campanha é uma iniciativa do Partido Novo
Ministro da Justiça, Flávio Dino, Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Em três dias, o abaixo-assinado criado pelo Partido Novo contra a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu a marca de 350 mil assinaturas. O objetivo da petição online é oferecer aos brasileiros um espaço onde possam expressar sua vontade contrária à indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para o Novo, a indicação de Dino coloca em xeque a imparcialidade do STF, pois o atual ministro da Justiça também é aliado e amigo pessoal do presidente, com décadas de atuação política em conjunto.
O título do abaixo-assinado diz que a manifestação é “por uma Suprema Corte justa, imparcial, que siga a Constituição e inspire confiança nos brasileiros”.
– A aliança entre políticos e o Supremo Tribunal Federal é a maior ameaça à democracia brasileira. O Brasil já sofre nas mãos de um STF politizado, que abusa do seu poder e extrapola suas competências. Como podemos ter um país justo quando a Corte mais alta já deixou claro que defende um lado? A indicação de Flávio Dino para o STF agrava ainda mais essa situação. Dino é, acima de tudo, um político de esquerda. Sua atuação no campo do direito é modesta, e certamente não possui “notável saber jurídico”, um dos pré-requisitos para o cargo – diz o Novo no site oficial do abaixo-assinado.
E continua:
– Como ministro do Supremo, Dino vai continuar atuando como político, defendendo os interesses do seu grupo e deixando a Corte ainda mais enviesada. O STF deve proteger a Constituição e agir de forma imparcial. O STF não é lugar para políticos. Lula já conseguiu colocar o próprio advogado no STF. Não podemos aceitar que o aparelhamento das nossas instituições continue. Faça sua voz ser ouvida: apoie o abaixo-assinado e vamos deixar um recado claro para que os nossos senadores votem CONTRA a indicação de Flávio Dino ao STF.
PLENO.NEWS