Ontem, com muita surpresa, li no jornal A Tarde, de Salvador, entrevista da vereadora Carmélia da Mata, do PP, lançando a candidatura do empresário Danilo Henrique a prefeito de Barreiras, pela sigla do PSB, mesmo que ela ainda não faça parte da sigla. (sic)
A notícia caiu como uma bomba, já que a janela de transferência nos partidos políticos só estará aberta a partir do próximo mês de março.
O Instituto da Fidelidade Partidária, pois, não foi levado em conta, pois quem tem mandato por uma sigla, sequer pode insinuar que poderá assumir outra. Isto, a rigor, representa flagrante infringência à infidelidade partidária, mesmo porque quem oficializa tais atos no sistema político é o próprio TSE.
É de se estranhar, pois, esse açodamento de lançamento de candidatura, vez que a Vereadora Carmélia é tida como uma política séria e competente e tal atitude, creio, foge do critério que ela sempre adotou nas suas condutas.
Ademais, o PSB faz parte da coligação que apoia incondicionalmente o grupo político que governa a Bahia, que já está atrelado a apoiar outro candidato a prefeito em Barreiras.
Ressalte-se, ainda, que o PSB em Barreiras tem presidente, conforme registro na sua página oficial do TSE.