Ministério da Saúde apresenta novo pedido de autorização da vacina Covaxin à Anvisa

Uncategorized

Ministério da Saúde apresenta novo pedido de autorização da vacina Covaxin à Anvisa

Um novo pedido de autorização para importar 20 milhões de doses da vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin foi protocolado pelo Ministério da Saúde (MS) junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (24).

Na Índia, o imunizante fabricado pela Bharat Biotech já tem autorização para uso emergencial.

O Ministério já havia feito um pedido semelhante, que foi negado pela Anvisa. O órgão também negou o certificado de boas práticas à empresa que fabrica a Covaxin. Nesse ponto, destacou a Anvisa nesta terça-feira (25), que diante de um dos principais aspectos que motivou a decisão, a empresa protocolou novo pedido de certificação na Anvisa, referente à linha de produção do produto acabado.

No fim de março a Diretoria Colegiada da Agência decidiu, por unanimidade, negar a autorização excepcional. O relator do pedido, Alex Campos, argumentou que a “área técnica [da Anvisa] identificou riscos e incertezas no uso da Covaxin nas condições atuais” e que os “dados disponíveis não permitiam concluir sobre eficácia e segurança da vacina”.

Em 13 de maio foi publicado no Diário Oficial da União a anuência para realização do estudo clínico com a vacina Covaxin no Brasil.

Deixe uma resposta