STF decide que reeleição para cúpulas de TCEs só poderá acontecer uma vez

Reeleições TCEs

STF CONTRA MAIS DE UMA REELEIÇÃO NOS TCEs ESTADUAIS

STF decide que reeleição para cúpulas de TCEs só poderá acontecer uma vez

                 Foto: CNJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as cúpulas dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) só irão poder se reeleger por uma vez consecutiva. A matéria já vinha sendo discutida pela corte, que chegou a decisão de maneira unânime na última sexta-feira (12).

A ação foi levada ao Supremo pela PGR em 2017. Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, à época o órgão considerava que a reeleição para cargos de direção do Tribunal de Contas do Ceará era inconstitucional.

A ministra Rosa Weber, relatora do processo,  afirmou que a reeleição indefinida dos altos cargos dos tribunais afronta o princípio republicano e leva à perpetuação das mesmas pessoas no poder.

A discussão também acontece nos Tribunais de Contas Municipais (TCM), mas ainda segue inconclusa. Em 2019 e 2020, a PGR, sob Raquel Dodge e Augusto Aras, questionou o STF as sucessivas reeleições do presidente do Tribunal de Contas Municipal do Rio de Janeiro, Thiers Vianna Montebello. Thiers presidiu a corte por 20 anos até se aposentar, em abril deste ano.

Bahia Notícias

Deixe uma resposta