Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se exaltou na quarta-feira (23) ao ser intimado por uma oficial de Justiça sobre o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
Durante a intimação, Bolsonaro levantou o tom diversas vezes. Em um dos momentos, chegou a gritar com um auxiliar que o alertava sobre o aumento de sua pressão arterial e retirou um equipamento que monitorava seus sinais vitais. O episódio foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais do ex-presidente.
A gravação, com cerca de 11 minutos, mostra a conversa entre Bolsonaro e a oficial de Justiça no quarto da UTI. Segundo o STF, a própria divulgação de uma live feita por ele no dia anterior (22) demonstrou que havia condições de saúde para que a intimação ocorresse na quarta (23).
Em nota, a Corte afirmou que a citação dos réus do chamado “núcleo 1” do inquérito, que trata da tentativa de golpe, foi determinada em 11 de abril. Segundo o tribunal, todos os demais acusados já haviam sido intimados entre os dias 11 e 15 do mesmo mês.
A defesa do ex-presidente tem cinco dias para apresentar uma resposta preliminar ao STF. Bolsonaro nega envolvimento em qualquer tentativa de ruptura institucional.
PLENO NEWS