Em um encontro na Casa Branca com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou sua intenção de expulsar o máximo de imigrantes ilegais. Durante a reunião, Trump também propôs assistência dos Estados Unidos para a criação de novas penitenciárias em El Salvador.
“Você poderia erguer mais algumas (prisões), por gentileza? Precisamos remover ao máximo do nosso território aqueles que o inepto Joe Biden deixou entrar, por causa das fronteiras abertas”, declarou Trump. Ele alegou que milhões de indivíduos tidos como ameaças, incluindo homicidas e traficantes, estão agora presentes nos Estados Unidos.
A reunião ocorre na mesma época em que uma série de alegados integrantes de grupos criminosos, como MS-13 e Tren de Aragua, estão sendo enviados para El Salvador. No último domingo (13), o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que “mais 10 delinquentes vinculados a organizações terroristas estrangeiras desembarcaram no país“.
Desde o começo da atual administração, o governo Trump tem deportado centenas de imigrantes identificados como integrantes de facções criminosas, sem, no entanto, divulgar suas identidades ou fornecer evidências, o que tem provocado manifestações e ações judiciais por parte de parentes e organizações defensoras dos direitos civis.
A TARDE