Superfungo resistente a remédios é detectado em 15 pacientes

Destaque

Em São Paulo, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) identificou um superfungo, chamado Candida auris, em 15 pacientes. O microorganismo é resistente a medicamentos.

A instituição de saúde apontou que a infecção ativa foi detectada em apenas um paciente, de 73 anos, que faleceu. No entanto, segundo o HSPE, o óbito “foi por causado complicações cirúrgicas e não em razão da infecção do fungo”.

Nos outros casos, o superfungo foi detectado por meio de uma ação de vigilância do hospital. Os pacientes não desenvolveram a infecção.

Em comunicado, o hospital apontou que segue fazendo coletas para avaliar o cenário.

– De acordo com o preconizado pelos órgãos de vigilância, a unidade segue realizando coletas mensais por seis meses para análise do cenário. Semanalmente, o HSPE se reúne com a Anvisa para relatar as ações e os resultados das coletas, reforçando as normas de controle de infecção em todo o hospital.

O Candida auris tem motivado alertas das autoridades de saúde ao redor do mundo por ser resistente aos medicamentos antifúngicos comuns e, com isso, apresentar uma alta letalidade. De acordo com estimativas, de 30% a 60% dos contaminados morrem em decorrência da doença.

O Globo.

Deixe uma resposta