A cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barreiras (CMDCA) para o biênio 2025/2027 foi realizada na terça-feira (26), no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O evento contou com a apresentação da Banda 26 de Maio, marcando o início de uma nova gestão comprometida com a proteção e promoção dos direitos da infância e adolescência no município.
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o CMDCA é um órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas voltadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Sua estrutura é formada por 10 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo cinco representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente, e cinco representantes governamentais, nomeados pelo Poder Executivo Municipal, garantindo a paridade na composição.
A mesa de honra foi composta pelo chefe de gabinete, Júnior Sampaio, pela secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Gomes, e pela presidente do CMDCA, Amanda Carla Pereira Barbosa. A cerimônia também contou com a presença de autoridades e membros do biênio 2023/2024, incluindo o Secretário da Fazenda, Roberto Marden Lucena, secretária de Saúde, Larissa Barbosa; subsecretária Érica Lacerda; o Secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Pedro Soares Neto; subsecretário de Segurança Cidadã e Trânsito, José Luiz Brito; as vereadoras Beza e Silma Alves,e ainda, Capitão Medeiros e Major Rosário.
Amanda Carla destacou o papel essencial do Conselho. “As crianças são símbolos de alegria e leveza, mas, infelizmente, muitas enfrentam a falta de respeito e cuidado. O CMDCA foi criado para amparar e tem essa missão de proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo-lhes direitos, segurança e dignidade”, afirmou.
A secretária Ivanete Gomes reforçou a importância da atuação dos novos conselheiros, enfatizando o impacto de seu trabalho na vida das crianças e adolescentes do município. “Os novos membros assumem uma grande responsabilidade. Quando as famílias não conseguem garantir a proteção e orientação necessárias, cabe a esses profissionais assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Esse é um trabalho que exige comprometimento e sensibilidade. Estamos lidando com vidas, com histórias, e não podemos ser omissos. Que os novos conselheiros nunca percam o desejo de fazer a diferença”, disse.
Já o chefe de gabinete Júnior Sampaio, que no ato também representou o prefeito Otoniel Teixeira, destacou a relevância do CMDCA na construção de uma sociedade mais justa. “Hoje é um dia significativo para Barreiras. Os novos conselheiros terão a missão de garantir a proteção da infância e da juventude. Quero parabenizar tanto aqueles que encerram seu mandato, a presidente Amanda Carla, e os novos membros, que assumem o compromisso de fortalecer essa importante instituição”, destacou.
Os membros titulares empossados para o Biênio 2025/2027 foram: Kharolynne Mesquita Crisóstomo, Neymar Costa Mármore, Lúcia Valéria Oliveira Bastos da Silva, Amanda Carla Pereira da Silva, Noemi Fonseca da Cruz, Joabe Pedra Pereira, Val de Souza Pereira Yuan, Tatiane Ferreira da Silva, Maria Quitéria Oliveira Santos, Rowsi Meirilande. Já os suplentes empossados são: Ingrid Karen dos Anjos da Silva, Roberto Marden Lucena, Viviane Monteiro dos Santos, Iris de Souza Jorge e Linduina Lopes Cezas de Souza.