Lula é especialista, deportou boxeadores cubanos
Lula (PT) ainda finge “revolta” com brasileiros algemados e acorrentados que foram deportados dos Estados Unidos, mas ele próprio fez muito pior com dois boxeadores cubanos que abandonaram a delegação do seu pais, durante os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, para implorar asilo político. Lula ignorou o drama dos atletas e fez o Brasil passar vergonha, decretando a deportação à força dos rapazes, entregues à polícia política da ditadura que tortura e mata dissidentes.
Chá de sumiço
Os boxeadores que tentavam fugir dos horrores da ditadura bajulada por Lula eram Guillermo Rigoundeaux, 26, e Erislandy Lara, 24.
Tentando escapar
O governo Lula promoveu uma verdadeira caçada aos boxeadores, afinal encontrados em Araruama (RJ), na região dos Lagos.
Alegação cara-de-pa
Justificou-se a deportação, que chocou pela crueldade e covardia, pelo fato de os atletas estarem “sem documentos”, retidos pela ditadura.
Passaporte à mão
Liberado pelos médicos para as viagens que tanto adora, Lula não vai perder tempo e já em março deve decolar para fora do Brasil. O passeio do petista deve incluir Japão e Vietnã.
Só piora
Rendeu protesto da Transparência Internacional a desculpa esfarrapada do governo Lula para esconder agenda de Janja: não ocupa cargo público. A ONG destaca que Janja está sim exercendo função pública e conclui: “informalidade agrava a situação”, diz o diretor Bruno Brandão.
Na pressão
Na mesa de Hugo Motta (Rep-PB), com o pé na presidência da Câmara, as bancadas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro pressionam por apoio para derrubar veto de Lula sobre a negociação das dívidas dos Estados.
Quebradeira histórica
Levantamento da Serasa Experian mostra que 2024 foi o ano com maior número de pedidos de recuperação judicial: 2.273. Desbancou o recorde anterior, 2016 (último ano do governo Dilma), que teve 1.863 pedidos.
Alta vigorosa
Índice da Equus Capital, gestora de fundos de investimentos alternativos, aponta para 94% de chance de a taxa Selic subir 1 ponto percentual na próxima reunião do Copom.
Obediência cega
Presidida pelo baiano Antonio Alban, que presta obediência ao Planalto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) sustenta que eventual novo aumento da taxa Selic é culpa da “cultura da alta de juros reais”. A falta de compromisso fiscal do governo, para a CNI, deve ser irrelevante.
Só lá
O ‘X’ de Elon Musk fez parceria com a Visa para oferecer serviços como transferências bancárias e pagamentos instantâneos entre usuários, como nos apps Whatsapp, Venmo e Zelle e o pix brasileiro.
E no Brasil?
Enquanto a chinesa DeepSeek se tornou personagem principal no mundo da inteligência artificial, a OpenAI lançou o ChatGPT Gov, serviço de IA voltado exclusivamente para funcionários do governo americano.
Pensando bem…
…em alta no governo Lula somente inflação, juros, combustíveis… e reprovação dos brasileiros.
DIÁRIO DO PODER – COLUNA DO JORNALISTA CLÁUDIO HUMBERTO