Presidente Alcione Rodrigues: um balanço resumido do seu trabalho

Destaque

Escrevi recentemente sobre o bem que me fez sair de casa, após atender um convite do escritor e poeta Roberto de Sena, para participar de uma exibição matinal do documentário de autoria dele sobre o multiartista barreirense Alcyvando Luz, no plenário da Câmara de Vereadores, ocorrida no último dia 5 de dezembro. Esse cativante documentário pode ser revisto na grade de programação da TV Câmara Barreiras durante o final de ano, conforme anunciou o idealizador do evento e presidente Alcione Rodrigues de Macedo.

Ao citar o principal anfitrião da “Casa de todos os barreirenses”, peço licença para trazer à tona outra situação que também merece audiência neste final de ano. Refiro-me ao notável trabalho do vereador Alcione Rodrigues à frente da presidência do Legislativo Municipal, durante o biênio 2023-2024. Embora se saiba que o cargo em evidência seja muito visado, vou me eximir de comentários sobre as disputas que ora mexem com edis reeleitos e novos eleitos.

Mantenho o rumo no assunto que se refere à presidência de Alcione Rodrigues na Câmara Municipal para destacar alguns elementos que servirão de rápido balanço acerca dessa marcante condução nos últimos 24 meses.

Afirmo, sem receio, que é preciso logo considerar a determinação do gestor legislativo em apreço, e seus três outros colegas da Mesa Diretora, para tocar uma incialmente criticada, mas depois elogiada reforma, por dentro e por fora, do prédio. Ele também autorizou diversas capacitações de servidores e dos vereadores. Sem pestanejar, promoveu uma minirreforma administrativa para readequar cargos à realidade do serviço público, oferecendo mais clareza às atribuições e melhorias na remuneração, em especial de assessores de gabinetes. Nas sessões plenárias, o destaque ficou por conta da decisão de pautar dezenas de projetos de lei de autoria dos colegas parlamentares, o que agilizou fluxos internos.

Até o elevador, que ficou muito tempo sem conserto, voltou a funcionar nos primeiros dias do mandato dele. Das situações simples às mais burocráticas, o presidente Alcione Rodrigues conseguiu mostrar sua capacidade e condições de assumir a investidura do cargo, tendo uma excelente equipe de trabalho ao seu lado.

Muitas coisas mais poderiam constar nesse meu resumido balanço de final de ano. Mas, o que pretendo mesmo é fazer justiça ao trabalho de um cidadão e político simples, pragmático, que cresceu em assentamento rural, e se orgulha até hoje de ter servido ao Exército Brasileiro. Ele foi mototaxista, liderou esta mesma categoria e fez parte da Comissão da Paz; tudo isso aconteceu antes de atuar na Prefeitura de Barreiras. Depois, vieram os mandatos como vereador, concluindo agora mais uma etapa da sua trajetória política como presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras.

Por fim, a ousadia em reformar a sede do Poder Legislativo, transformando-a em um dos principais cartões postais da nossa cidade, fez de Alcione Rodrigues um político ainda mais conhecido e determinado, deixando sua marca de trabalho e de serviço sempre em favor da população de Barreiras.

Itapuan Cunha

Deixe uma resposta