Conversei ontem, pelo menos durante duas horas, com um amigo de longo tempo, sobre as nuances políticas surgidas antes, durante e após a última eleição para prefeito e vereadores de Barreiras e, também, sobre alguns dos seus atores.
A eleição em si trouxe poucas surpresas e a vitória do candidato vitorioso, Otoniel Teixeira, está encaixada no apoio do nosso maior cabo eleitoral, Zito Barbosa, que vestiu a camisa do ganhador em toda campanha.
A trajetória de toda campanha eleitoral, demonstra as mudanças nos procedimentos adotados, com destaque para o acompanhamento e influência da mídia em todo o processo.
A destacar, a repentina subida do candidato Danilo Henrique, que atropelou na reta de chegada o neo comunista Tito Marques Cordeiro, de maneira avassaladora. O PT demonstrou com sobras que em Barreiras nunca foi vitorioso e que isto continuará acontecendo.
O candidato Danilo Henrique nas entrevistas após a apuração, já mudou de comportamento, ao assumir hipoteticamente a liderança de toda oposição, um gesto um pouco exagrado, pois isto deveria ter sido pelo menos conversado com os líderes daquelas agremiações. Arroubos da sua juventude, penso, sempre mais incisiva nas suas atitudes e nas falas à imprensa.
A subida do Danilo Henrique nas pesquisas foi por nós noticiada e sua confirmação deixou de ser uma surpresa, ante a tradicional fala petista, vez que a grande aspiração dos vermelhos esteve ligada à presença de Lula aqui em Barrreiras, seu maior cabo eleitoral, mas que, nesta eleição, perdeu mais do que ganhou.
A vitória de Otoniel Teixeira é a realidade. Por isso mesmo, vamos torcer para que cumpra com serenidade a missão que a maioria dos barreirenses lhe confiou.
Itapuan Cunha