Terreiros enviam carta a Lula sobre Anielle e apontam descaso

Destaque

Representantes apontam fragilidades em relação à comunidade do candomblé

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira (11), representantes de 88 terreiros de candomblé enviaram uma carta para Lula (PT). Eles criticam a atuação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da pasta em relação às políticas para o segmento.

Os terreiros apontam fragilidades em relação à comunidade do candomblé.

– Neste sentido, investidos desta história, os terreiros que subscrevem manifestam-se com preocupação sobre a política do Ministério da Igualdade Racial para esse segmento, que encontrou o descaso total da ministra da pasta até agora, desarticulando a possibilidade da retomada do que iniciamos nos governos Lula e Dilma anteriores – afirmam os representantes.

Para eles, há “má vontade na retomada de políticas relevantes para os povos de terreiro” e “falta de diálogo com os terreiros de candomblé patrimonializados como Bens Materiais e Bens Imateriais do Brasil pelo Iphan”.

Os representantes indicam ainda “baixo investimento orçamentário para povos de terreiro” e pedem ainda uma mesa de negociação diretamente com o presidente da República, para conversar sobre os caminhos das políticas para terreiros.

A carta também expressa preocupação diante da demissão do secretário Yuri Silva. Ele perdeu o cargo na última segunda-feira (7).

– Recebemos com muita preocupação a demissão por telefone, e durante um resguardo provocado por luto familiar, do secretário Nacional Yuri Silva, que compõe uma organização histórica de ativismo em defesa das religiões de matriz africana, a saber o CEN, e que é um intelectual na formulação dessas pautas.

TERRA BRASIL NOTÍCIAS

 

Deixe uma resposta