Um dos maiores jornais dos EUA, o New York Post destacou na primeira página da edição desta sexta-feira (11) o derretimento da campanha da democrata Kamala Harris. Além de Harris aparecer atrás de Donald Trump nas pesquisas nos principais estados da disputa, a atual vice-presidente dos EUA recebeu um balde de água fria do seu principal cabo eleitoral, o ex-presidente Barack Obama.
Em evento de campanha com eleitores negros, Obama disse que os eleitores não têm a mesma energia que tinham na sua campanha presidencial. Segundo o líder democrata, homens negros têm dificuldade de aceitar a ideia de uma mulher presidente dos EUA. “Vocês estão inventando todos os tipos de razões e desculpas”, disse Obama sobre a “falta de entusiasmo” em torno da candidatura de Harris.
A admissão do ex-presidente veio na mesma semana em que as pesquisas eleitorais apontam avanço do candidato republicano Donald Trump, que segundo a média da Real Clear Politics nos estados pêndulo (Arizona, Nevada, Wisconsin, Michigan, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia), venceria a eleição com grande margem. Trump vence em seis estados e Harris só lidera em Wisconsin.
DIÁRIO DO PODER