Avião presidencial teve de descartar todo o combustível antes de pousar
Janja e o presidente Lula ao embarcarem no Airbus para um dos seus tours, mundo afora – Foto: Ricardo Stuckert/PR.
Redação
Após mais de cinco horas voando “em círculos” no espaço aéreo da Cidade do México, o avião Airbus 319 que transportava o presidente Lula (PT) e comitiva finalmente pousou há instantes no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (NLU), a um hora da capital mexicana.
O avião presidencial apresentou um problema técnico após a decolagem, na tarde desta terça-feira (1º), segundo confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), e teve de passar mais de cinco horas voando em círculos a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros para descartar combustível.
A plataforma FlightAware, que mostra informações sobre tráfego aéreo em tempo real, mostrou que o pouso ocorreu por volta das 22h19 de Brasília. Outros assessores retornaram para Brasília em outra aeronave da FAB.
Ainda não foi divulgada a natureza da pane ocorrida no Airbus presidencial, mas, de acordo com nota da FAB, o “problema técnico” foi resolvido, mas com indicação de retornar de onde decolou.
Os procedimentos de segurança para a solução foram considerados bem-sucedidos. Os nomes dos integrantes da comitiva presidencial que acompanhavam Lula também não foram informados.
Lula cumpriu agenda oficial no México por dois dias, onde foi participar da solenidade de posse de Claudia Sheinbaum na presidência do México.