Uma série de furtos de cabos, que alimentam a iluminação pública de Barreiras, foi identificada recentemente em alguns bairros, trazendo prejuízos e afetando a qualidade da iluminação em importantes logradouros. Nesta semana, os furtos aconteceram no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberguer, na Avenida Eduardo Catalão, onde diariamente, recebe centenas de pessoas para a realização de atividades físicas.
O gestor da Concessionária Ilumina Barreiras, empresa responsável pela gestão do Parque de Iluminação Pública do Município, pontua que os circuitos são subterrâneos e o furto aconteceu em diversos trechos, deixando mais de 500 metros de Avenida totalmente às escuras. Foram 11 postes com três luminárias cada, totalizando 33 luminárias apagadas.
“Infelizmente estamos passando por essa triste situação. Iniciamos a substituição das antigas luminárias pela nova iluminação em LED no município mês de janeiro deste ano e já alcançamos mais de 50%. Com esses atos criminosos teremos um gasto extra para a reposição de materiais de manutenção da rede que poderíamos utilizar para a ampliação e troca das lâmpadas em outros bairros”, relata Alan Pereira.
Na Avenida Eduardo Catalão em Barreirinhas, o trecho apagado devido o furto de cabos está entre as rotatórias de frente ao Hospital Municipal Eurico Dutra e o Cemitério São Sebastião, porém, este mesmo crime já aconteceu na quadra da comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, na Praça da Vila Rica, Praça São Pedro e também Praça da Vila dos Funcionários.
“Estamos em contado com a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito do Município, para articular estratégias com as forças de segurança, envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, com objetivo de identificar e punir os autores destes crimes, que além de causar prejuízos, provoca transtornos no andamento dos trabalhos e afeta a segurança pública e a mobilidade da população”, ressaltou o diretor de Operações.
@iluminabarreiras